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sábado, 10 de setembro de 2011

Diário de Bordo - Educação e Contemporaneidade – Temas Pulsantes/n°1

Querido Visitante
Estarei iniciando 5 registros sobre minhas reflexões diante da Disciplina Educação e Contemporaneidade: Temas Pulsantes do Curso que estou fazendo no Cefet. Espero motivar questionamentos a você que visita o meu blog. Aproveite e deixe comentários!



Aula:03/09/2011
Como anda a construção da minha identidade enquanto professor?

Diante do mundo em que estamos é muito fácil se acomodar e engolir tudo o que nos chega pelas mídias, as propagandas e os estímulos visuais insistem para o consumo inconsciente e carregam consigo uma massa de pessoas que se deixam levar por aquilo que os “outros” já pensaram; tudo isso para que você, hoje, não tivesse a oportunidade de exercer pensamentos e questionamentos, a respeito daquilo que querem que todos consumam, e assim vai se dando forma as mentes sem que os indivíduos percebam .

A identidade de cada pessoa é construída ao longo de suas descobertas, pesquisas, estranhamentos e porque não dizer das ligações afetivas, a final de contas, as emoções com que vivemos uma experiência tornam aquele momento bom ou ruim, mas mesmo assim estamos tão suscetíveis a transformações, que com o passar do tempo nos confrontamos para trazer mudanças a nós mesmos, como uma eterna mutação, cheia de novas descobertas e conhecimentos.

Diante de tudo isso, nota-se no professor uma acomodação, alienação, onde não há ações para mover o sistema, uma estagnação profunda, poucos são aqueles que se enveredam em caminhos de saberes profundos, onde encontram várias verdades, e ai sim, exercem questionamentos para a transformação. Mesmo assim, ainda há esperanças!  - Não há como dizer que a educação não irá mudar ou que irá continuar da mesma forma, pois qualquer pensamento, indagação que parte na cabeça do mais simples agente da educação, já é uma pequena transformação na identidade do professor e como já vimos, isso é uma “construção em movimento” ou poderíamos associar com uma “bola de neve”, que parte do cume do monte, pequena e singela, e aos poucos vai ganhando força e velocidade e arrasta consigo muito mais do que havia no início.

As informações que nos chegam pelas mídias não são verdades absolutas, é preciso questioná-las e verificar outras opiniões, é aí que se encontra a questão chave, é preciso questionar o que chega até nós, somente assim podemos formar nossas identidades de modo mais claro e fazer com que o que foi descoberto chegue a cada aluno para novos questionamentos.

Um comentário:

mm disse...

Bem colocado o exemplo da "bola de neve". =)

Adorei seu blog, vou passar várias das suas atividades para minha filha. Ela adora fazer "trabalhinhos"! hihihiihihi

Mari