Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A literatura na alfabetização inicial (novaescola@atleitor.com.br)


Foto: Eduardo Marques/Tempo Editorial


Todo mundo preparado para zarpar na Barca dos Livros, eópolis: passeio com leitura convence a criançada de que ler não tem nada de chato. Foto: Eduardo Marques/Tempo Editorial

"Projetos que trabalham com crianças da pré-escola despertam o prazer da leitura ainda na fase da alfabetização

Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Uma embarcação cheia de crianças se prepara para zarpar. Mas não se trata de um passeio comum. Afinal, essa é a Barca dos Livros, uma biblioteca flutuante cuja missão, além de divertir, é incentivar a garotada a tomar gosto pela leitura. O projeto nasceu em 2000, quando a educadora Tânia Piacentini resolveu democratizar o acesso às obras literárias que recebia anualmente como leitora-votante da Federação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Vivendo numa ilha, nada mais natural do que colocar esse acervo dentro de um barco. Viabilizar essa ideia, no entanto, sairia caro demais. "A solução foi promover apenas um passeio anual", lembra Tânia. "Alugávamos um barco, enchíamos de livros e saíamos com contadores de histórias e músicos." Até que, em 2007, o projeto inaugurou uma biblioteca permanente numa casa às margens da lagoa, com 6 mil títulos. "Mantivemos o acervo itinerante, agora com passeios mensais." 

Trecho tirado do site revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pequenos-bordo-422871.shtml

Um comentário:

Vânia Maria disse...

Sou professora e atualmente coordeno uma escola da rede municipal de ensino de cidade de Caxias - Ma. A escola que trabalho é composta por alunos carentes em todos os sentidos e já há bastante tempo vivo esta realidade, por vivenciar as dificuldades de vida e de aprendizagem dos alunos que em sua maioria não são compreendidos, passei a desenvolver trabalhos que prime pela afetividade,e enquanto coordenadora trato com muito respeito todas as pessoas e principalmente o meu aluno problemático e acredite tenho conseguido manter estes alunos na escola, pois o amor é ainda a melhor maneira de compreensão deixada por Deus e todos que trabalham principalmente na educação deveria em primeiro lugar acreditar em Deus e entender seu aluno.Sou graduada em pedagogia e especialista em psicopedagogia clínica e institucional e informática na educação, mas o meu maior mérito é ser apaixonada pela a educação.