"A educação precisa justificar-se realçando o entendimento humano.”
“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem.”
Principais ideias
(Informações tiradas do site www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=58)
Influenciado por Piaget, em 1983 Gardner e uma equipe de pesquisadores divulgaram a teoria das inteligências múltiplas, questionando a visão predominante de inteligência centrada em habilidades linguísticas e lógico-matemáticas.
Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência:
- Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
- Linguística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos.
- Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais.
- Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos.
- Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e consequentemente de se relacionar bem em sociedade.
- Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins.
- Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais.
Mais tarde, Gardner acrescentou à lista as inteligências natural (reconhecer e classificar espécies da natureza) e existencial (refletir sobre questões fundamentais da vida humana) e sugeriu o agrupamento da interpessoal e da intrapessoal numa só.
Em cada pessoa, as inteligências se combinam de forma diferente. Na educação, a teoria de inteligências múltiplas implica o desenvolvimento de avaliações adequadas às diversas habilidades, a criação de currículos específicos para cada saber e um ambiente educacional mais amplo e variado.
Atualmente, Gardner é professor especializado em Educação e em Neurologia pela Universidade de Harvard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário