Este ano, em minha escola, foi colocando em prática um projeto que tem como objetivo incentivar a família na educação dos filhos. Atitudes que valorizam os bons hábitos e os princípios, que muitas vezes são esquecidos, devido à falta de tempo. É necessário reavivar a educação que antes vinha de "berço".
É muito válido lembrar que a escola sozinha não vai a lugar nenhum, é necessário a colaboração de todos no processo de educar, e principalmente da família, a primeira instituição que abriga e acolhe as crianças. Já dizia Paulo Freire :"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão".
Este projeto durou um ano e foram elaboradas várias atividades para que se chegasse aos objetivos propostos. Algumas propostas coloquei aqui na medidas em que elas foram acontecendo, com certeza você leitor ou seguidor do meu blog pode fazer uso delas, quem sabe sua escola, sua sala de aula precise de algumas interferências quanto aos valores que deveriam ser passados pela família, mas que por algum motivo não estão acontecendo. Incentive os pais e responsáveis a participarem mais da educação dos filhos, vamos todos juntos lutar pela educação desta geração!!!!!
Objetivos:
Incentivar a família na educação de valores primordiais como, o respeito, a obediência, a não violência, a tolerância e outros;
Mostrar a importância de um diálogo entre os responsáveis e as crianças com intuito de uma prática educativa mais viva e eficaz;
Trazer a família para junto da escola, na busca de uma educação melhor, voltada para os valores morais e éticos.
Contação de história: “O Livro da família” – Autor: Todd Parr ( Tem aqui no blog - postagem de janeiro/2011 ) Essa história serve para mostrar
para as crianças, que nem todas as famílias são iguais, mas, que não é porque são diferentes que não são famílias.
Devocional: Todo mês cada criança levará para casa uma atividade que deverá ser feita junto com a família, isto é com seus responsáveis, seja eles pais, avós, tios ou outros. Nesta atividade poderá ter histórias que transmitam valores, onde os responsáveis deverão fazer a contação e conversar a respeito do assunto, desenhos para serem feitos em família, pesquisas sobre os familiares, árvore genealógica.... e tantas outras coisitas!!!!
Dia do pai ou mão na escola: Dia em que um pai ou mãe (responsável) vai até a escola para participar ou ensinar algo as crianças, cada sala pode se organizar e inserir alguma coisa do que está sendo estudado e ao mesmo tempo fazer essa troca de valores.
- Pode ser uma avó que vá para ensinar uma receita e ao mesmo tempo conte um pouco de sua vida, de como era o tempo em que ela era criança, quais eram suas brincadeiras preferidas....
- Pode ser um tio ou avó, pai que ensine a fazer uma pipa e ao mesmo tempo converse com as crianças sobre obediência e respeito aos mais velhos, ( essas atividades são só exemplos, use da criatividade e produza outras se preferir)