Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alfabeto móvel



Possibilitar a criança construir suas palavras é muito importante, fazer isso brincando é melhor ainda, pois torna divertido o momento de aprender.
O alfabeto móvel é essencial na alfabetização e também na Educação Infantil porque deixa  as crianças em contato com a escrita, que pode ser de qualquer coisa, nomes de pessoas, dos amigos da turma, da mãe, do pai,  do irmão... nomes de lojas, de animais, o que vale é brincar com as letrinhas e descobrir, cada um a sua maneira, a escrita.
Abaixo temos dois modelos de alfabetos para imprimir, recortar e brincar.





















Existem outros tipos de alfabetos, os industrializados, que também pode ser uma ótima opção!






sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Para refletir !



 O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, certo dia abordou-o na rua e disse: Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que poderia redigir o anúncio para o jornal?

Olavao Bilac apanhou lápis e  papel e escreveu:

" Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado por cristalinas e marejantes águas de um lindo ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda."

Alguns meses depois, o poeta encontra-se com o comerciante e pergunta-lhe se já havia vendido o sítio.

Nem pensei mais nisso disse o homem. Depois que li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Muitas vezes, diante de vários problemas, não percebemos e não damos valor ao que  temos. E na educação também é assim, em várias situações nos sentimos frustrados e sem amimo, mas quando refletimos sobre o quão grande e importante é o nosso papel quanto educadores as nossas forças se renovam e encontramos saídas para as situações que antes nos atemorizavam.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Minhas caixinhas de MDF



Encontrei mais um hobby: pintar caixinhas.
 Essas fiz para minhas amigas de Pedagogia.
Dê uma olhada, quem sabe você não se anima também!



































domingo, 22 de agosto de 2010

Cobrinha divertida!!




Olha que bonitinha a cobrinha que fiz com a minha turma.
Ficou D+!!












O modelo está ai, é só imprimir, de preferência em um papel mais firme, colorir e recortar.Depois cola-se um palito de picolé.



terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vamos escrever!!


Ajudar a criança nos seus primeiros passos na escrita é muito satisfatório, seja em qualquer etapa da vida saber escrever é muito importante. Para isso, separei algumas atividades interessantes para desenvolver a escrita e também a leitura das crianças durante os primeiros passos deste aprendizado.